O QUE É UM BANCO DE DADOS
Um banco de dados é um conjunto de informações organizadas. Através desta organização, podemos inserir novas informações, consultar dados já armazenados e emitir relatórios impressos.
Os bancos de dados substituem as velhas fichas de clientes, fornecedores, pedidos e funcionários, por informações que são armazenadas no computador na forma de banco de dados.
Este banco de dados pode conter informações sobre os cadastros de clientes, cadastro de pedidos, cadastro de funcionários, etc...
Através deste banco é possível encontrar informações sobre clientes, fornecedores e funcionários rapidamente, sendo que num fichário poderíamos demorar mais tempo que o normal.
Essas informações são armazenadas por assuntos como clientes, fornecedores, funcionários, pedidos, datas especiais para facilitar a localização e manutenção das informações.
Exemplo de Banco de Dados:
Controle de Estoque;
Controle de alunos de uma escola;
Cadastro de clientes, etc...
OBJETOS DO BANCO DE DADOS
TABELAS:
Grades que armazenam informações relacionadas como uma lista ou endereço de clientes. Dentro das tabelas podemos armazenar qualquer tipo de informação referente ao tipo da tabela.
CONSULTAS
Uma pergunta que você faz ao banco de dados para ajudar a localizar uma determinada informação. Existem também outros tipos de consultas, como as de exclusão que excluem dados automaticamente do banco, as consultas de atualização que atualizam valores das tabelas onde podemos criar novas tabelas a partir de outras tabelas.
FORMULÁRIOS
Uma janela criada para ajudá-lo a inserir informações com facilidade e precisão. Uma forma amigável onde o usuário insere informações no banco de dados.
RELATÓRIOS
Resumo de informações projetadas para serem legíveis e acessíveis. Podemos imprimir relatórios das próprias tabelas e também podemos criar um tipo de consulta trimestral (por exemplo) e gerar relatório baseado nesta consulta.
NOME DE CAMPOS
Cada campo da tabela deverá receber um nome único, isso significa que uma tabela não haverá nome de campos repetidos – ex.: dois campos com o nome de campo NOME - isso não é permitido no Access.
TIPOS DE DADOS
TEXTO CURTO
Texto ou combinações de texto e números, bem como números que não exigem cálculos, como números telefônicos.
TEXTO LONGO
Um texto longo ou uma combinação de texto e números.
NÚMERO
Dados numéricos usados em cálculos matemáticos.
DATA/HORA
Valores de data e hora
UNIDADE MONETÁRIA OU MOEDA
Valores de moedas e dados numéricos usados em cálculos matemáticos.
NUMERAÇÃO AUTOMÁTICA OU AUTONUMERAÇÃO
Um número seqüencial único (com incremento de 1) ou um número aleatório atribuído pelo Access sempre que você acrescentar um novo registro a uma tabela. Essa numeração é acrescentada automaticamente ao se fazer um novo cadastro. Os campos NUMERAÇÃO AUTOMÁTICA não podem ser alterados.
SIM/NÃO
Um campo que contém apenas um de dois valores, por exemplo, (Sim/Não)
HIPERLINK
Um vínculo que, ao ser clicado, leva o usuário para outro arquivo, um local em um arquivo ou um site na WWW (WORD WIDE WEB)
ANEXO
Anexa um arquivo ao banco
ASSISTENTE DE PESQUISA
Um assistente que ajuda a criar um campo cujos valores são escolhidos a partir dos valores em outra tabela, consulta ou lista de valores.
PROPRIEDADES DO CAMPO DE TEXTO
TAMANHO DO CAMPO
Especifica o número máximo de até 255 caracteres que podem ser colocados num campo.
FORMATO
Especifica como os dados do campo aparecerão na tela.
Ex.: > Resultado: Todas as letras em maiúsculas.
MÁSCARA DE ENTRADA
Especifica o formato ou padrão em que os dados devem ser inseridos .
Exemplo: CPF: 123.456.789-00
Máscara de entrada: 999.999.999-99 - Resultado: ___.___.___-__
LEGENDA
Insere um rótulo para o campo quando usado em formulário. Se não colocar uma legenda, o Access usa o nome do campo como rótulo.
VALOR PADRÃO
Especifica um valor inserido pelo Access automaticamente.
REGRA DE VALIDAÇÃO
Insere uma expressão que limita os valores que podem ser inseridos neste campo.
TEXTO DE VALIDAÇÃO
Insere uma mensagem de erro que aparece quando for inserido um valor proibido pela regra de validação.
REQUERIDO
Indica que é requerida uma inserção de dados.
INDEXADO
Indica se o Access manterá uma indexação de valores de campos.