TEMAS
5G
ASSISTENTE VIRTUAL
BIG DATA E DATA SCIENCE
BIM
BIOMETRIA
BLOCKCHAIN
BLUETOOTH
CARTEIRA DIGITAL
CHATBOT
CIBERSEGURANÇA
CLOUD
COMPUTAÇÃO QUÂNTICA
CRIPTOMOEDAS
DATA ANALYTICS
DEEP WEB
DOLBY ATMOS
DONGLE E STREAMING
E-COMMERCE
FRONT-END E BACK-END
GRAFENO
HIPERAUTOMAÇÃO
HISTÓRIA DOS GAMES
I.A. GENERATIVA
I.O.T
INDUSTRIA 4.0
LOW CODE NO CODE
MACHINE LEARNING E DEEP LEARNING
METAVERSO
NFC
NFT
NUVEM HIBRIDA
S.O MÓVEL
UX/UI
WEB 3.0
WIFI 6
ELEMENTOS DO TRABALHO ACADÊMICO
Os elementos do trabalho acadêmico possuem estrutura composta por partes pré-textuais, textuais e pós-textuais, sendo algumas dessas partes consideradas obrigatórias e outras opcionais. Deve-se seguir obrigatoriamente a ordem descrita abaixo:
PRÉ-TEXTUAIS
Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória (opcional)
Agradecimento (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações;
Lista de tabelas;
Lista de abreviaturas e siglas; e Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
TEXTUAIS
Introdução (obrigatório)
Desenvolvimento do trabalho (obrigatório)
Conclusão (obrigatório)
PÓS-TEXTUAIS
Referências (obrigatório)
Obras consultadas (opcional)
Glossário (opcional)
Apêndice (opcional)
Anexos (opcional)
Índice (opcional)
Ordem das páginas. Os títulos em vermelho deverão constar nas páginas, os em preto apenas o conteúdo.
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
1. Configurar a página (margens superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2cm – papel a4 – aplicar no documento inteiro - ok).
2. Fonte Arial ou Times New Roman.
3. Tamanho: Observar as recomendações no link abaixo:
Normas ABNT
4. Com numeração de página a partir da introdução
5. 5 imagens de acordo com o tema, distribuídas nos capítulos, e Índice de Ilustrações dessas imagens.
6. Com sumário criado no Word de todos os capítulos do trabalho.
7. Referência Bibliográfica com os dados abaixo: Usar a formatação de Bibliografia do Word.
INSTRUÇÕES PARA A ATIVIDADE ABNT GERADA POR IA
Tarefa 1:
Gerar um trabalho ABNT com:
Capa (universidade dos bits, faculdade de ciências exatas e tecnológicas, tecnologia da informação, com tema: Colocar o tema aqui; escolher na lista acima, contendo nome do aluno: colocar seu nome aqui e o orientador: PROF. WASHINGTON LEAL E A CIDADE DE SÃO PAULO NO ANO CORRENTE
Folha de rosto para o trabalho de conclusão de curso
Ficha catalográfica com a página em branco
Folha de aprovação com os três professores: WILLIAM HENRY GATES, STEVEN PAUL JOBS E TIMOTHY JOHN BERNERS-LEE
Dedicatória para: colocar aqui a quem você dedica
Agradecimento a: colocar aqui a quem você agradece
Epígrafe com a frase de sua escolha
Resumo na Língua Vernácula com 20 linhas com palavras chaves
Resumo em Língua Estrangeira
Uma página em branco apenas com o título: lista de ilustrações;
Uma página em branco apenas com o título: sumário
Introdução com no mínimo 20 linhas
Desenvolvimento do trabalho com 4 capítulos:
Cada capítulo começa com um texto explicativo de aproximadamente 10 linhas.
Cada subcapítulo também possui texto explicativo de aproximadamente 10 linhas.
Conclusão com 30 linhas
Uma página em branco no final com o título: Referências.
Tarefa 2 - INDICE DE ILUSTRAÇÕES:
Baixar 5 imagens relacionadas ao tema escolhido para a formatação ABNT. As imagens devem estar em formato PNG ou JPG e ser salvas na sua pasta.
Após baixar as imagens:
Para as figuras - Após o parágrafo, onde inserir a imagem dar uns 7 enters.
1 inserir a figura - Menu Inserir - Imagens - este dispositivo - disco local C - Localizar sua pasta
2 - Menu Referências - Inserir Legenda - Digitar o nome da figura - ok - formatar e alinhar
3 - Digitar a Fonte da imagem.
4 - Após inserir todas as imagens - Ir até a página em branco onde consta o Índice de Ilustrações ou a Lista de Ilustrações.
5 - Pular uma linha
6 - Menu Referências - Inserir Índice de Ilustrações - OK
Tarefa 3 - DADOS PARA REFERÊNCIAS:
Pesquisar dois livros e apresentar as seguintes informações:
Nome do Livro
Autor(es)
Ano de Lançamento
Cidade de Lançamento
Editora
Anotar no caderno ou qualquer fonte de anotações e cadastrar na etapa abaixo.
Etapa 1º - Menu Referências => Inserir citação => Adicionar Nova Fonte Bibliográfica.
Obs.: Cadastrar os dados do Livro ou site preenchendo todos os campos. (Figura abaixo)
Obs.2 - Se houver mais de uma autor clicar no botão EDITAR para cadastrar todos os autores (adicionar um altor por vez).
Etapa 2ª - Menu Referências - Bibliografia => Inserir Bibliografia - Formatar com a fonte padrão usada: Arial ou Times - tamanho 12.
TAREFA 4: PARA O SUMÁRIO
1 - Aplicar os estilos nos capítulos (Menu Página Inicial - Grupo Estilos)
2 - Obs.: para os capítulos primários (título 1), capítulos secundários (titulo 2), et cetera.
3 - Obs.2: Para formatar os títulos - clicar na seta (MAIS ESTILOS - lateral direita inferior do grupo estilos) - Aplicar Estilos - Modificar - Usar a formatação de acordo com a regra da abnt nos capítulos primários, secundários, etc
4 - Após aplicar os estilos - Ir até a página em branco (Página do Sumário) e clicar no início da página.
5 - Menu Referências - Sumário - Sumário 1 ou 2.
Outra Alternativa para criar o sumário
Menu Referências - Adicionar texto - Selecionar os capítulos e aplicar nível 1 / 2 / 3 observando os níveis dos capítulos.
Para inserir o Sumário
Menu Referências - Sumário - 1 ou 2
TAREFA 5 - ROTEIRO ABNT - NÚMERAÇÃO DE PÁGINA
Primeiro Passo
Inserir número de página - Menu Inserir - Número de Página - Início da Página - Formatação 3 - Fechar Cabeçalho e Rodapé
Segundo Passo
Posicionar o cursor ao lado do capitulo Introdução - Menu Layout - Quebras - Continuo.
Terceiro Passo
Duplo clique na numeração da página da Introdução - Desativar vincular ao anterior - Clicar em anterior - deletar o número anterior ao da Introdução - fechar cabeçalho e rodapé
NOTA DE RODAPÉ
Para criar a nota de rodapé
Primeiro: selecionar a palavra
Segundo: Menu Referências - Inserir Nota de rodapé
Terceiro: colocar o comentário sobre a palavra
Exemplo: Video - Recurso audiovisual / SmartArt - Arte Inteligente
Para salvar em PDF
Menu Arquivo - Salvar Como - Direcionar para a pasta - Em tipo substituir *Documento do Word* para *PDF* - Salvar