Criar um Formulário no Google Forms e Enviar para Coletar Respostas
1. Fazer login no Google:
Acesse sua conta Google (se ainda não estiver logado).
2. Ir ao Google Apps:
Clique no ícone de nove quadradinhos no canto superior direito da tela.
Selecione "Formulários" ou "Google Forms".
3. Escolher "Formulário em branco":
Na tela inicial do Google Forms, clique em "Formulário em branco".
4. Dar nome ao formulário:
No topo da página, onde diz "Formulário sem título", clique e digite o nome do seu formulário.
5. Mudar a cor do formulário:
No menu superior, clique na paleta de cores para escolher a cor ou tema que deseja para seu formulário.
6. Criar as três seções:
Para adicionar seções, clique nos três pontos no canto inferior direito de uma pergunta e selecione “Adicionar seção”.
7. Adicionar caixa de texto e colar o termo de consentimento: (texto na atividade)
Adicione uma pergunta de "parágrafo" para inserir o texto do termo de consentimento.
Cole o termo de consentimento na caixa de texto.
8. Criar os dados pessoais da seção 2: (dados na atividade)
Na segunda seção, adicione perguntas para coletar dados pessoais, como nome, e-mail, telefone, etc.
Para adicionar uma nova pergunta, clique no ícone de + no menu à direita e escolha o tipo de pergunta (por exemplo, Resposta curta, Múltipla escolha, etc.).
9. Crie a seção de avaliação:
Na terceira seção, adicione perguntas relacionadas à avaliação que deseja coletar.
Lembre-se de diversificar os tipos de perguntas para tornar o formulário mais dinâmico, como Classificação ou Caixas de seleção.
10. Crie a imagem de cabeçalho no Canva:
Acesse Canva e crie uma nova imagem com as dimensões 1600 x 400 pixels.
Adicione o texto "Cadastro de Inscrição" e personalize a imagem conforme seu gosto.
Após finalizar, faça o download da imagem e salve-a no seu computador.
11. Adicione a imagem ao seu formulário:
Volte ao Google Forms. – No menu superior, clique na paleta de cores para escolher a imagem – Fazer upload – escolher a imagem do cabeçalho criada no Canva
12. Publique o formulário e gere o link:
Quando seu formulário estiver pronto, clique em "Publicar" no canto superior direito – Confirme Publicar novamente.
Clicar no botão “Publicado”, na janela que aparecer, clique em copiar link do participante, cole em uma nova Guia e faça o checklist.
13. Envie o link para três colegas:
Encaminhe o link gerado para o e-mail de três colegas da sua sala, pedindo para que respondam ao formulário. Clicar no canto superior no ícone de compartilhar e digitar os e-mails dos três colegas.
14. Acompanhe as respostas:
Após receber as respostas, vá até o Google Forms e clique na aba "Respostas" para visualizar as respostas dos participantes.
15. Gere a planilha com as respostas:
Na aba "Respostas", clique no ícone LINK PARA A PLANILHA para criar uma planilha do Google com todas as respostas coletadas.
Clique em "Arquivo" no menu superior da planilha e selecione "Baixar" > "Microsoft Excel (.xlsx)" para salvar a planilha no formato Excel.
16. Envie a planilha para o Leal:
Após baixar a planilha, envie o arquivo por e-mail para o Leal.