Este tutorial utiliza o Google Sheets, Google Apresentações (Slides) ou Docs e o complemento Autocrat para gerar certificados em PDF individualmente e enviá-los por e-mail em lote.
A. Prepare o Template de Layout Fixo (Google Apresentações)
O Google Apresentações é a melhor ferramenta para layouts fixos, como certificados.
Crie o Template Base: No Google Drive, crie um novo arquivo de Google Apresentações (Google Slides).
Ajuste o Tamanho do Slide: Para que o certificado tenha o tamanho de uma folha (A4 em paisagem, por exemplo):
Vá em Arquivo > Configurações da página.
Selecione Personalizado.
Para A4, use: 26,69cm (largura) por 21cm (altura).
Use sua Arte de Fundo:
Salve a arte visual (bordas, selos, etc.) do seu certificado do Word como uma imagem (.jpg ou .png).
No Slides, vá em Slide > Alterar plano de fundo e use essa imagem.
Insira as Tags de Mesclagem: Use Caixas de Texto para inserir as tags onde os dados variáveis devem aparecer.
Formato da Tag: Use o nome da coluna da planilha entre << e >>.
Exemplos: <<NOME COMPLETO>>, <<EMAIL>>, <<DATA DO CURSO>>.
Formate as Tags: Aplique a formatação de fonte, tamanho e cor desejada na caixa de texto.
B. Prepare a Lista de Dados (Google Sheets)
Converta sua Lista: Faça o upload do seu arquivo Excel para o Google Drive e abra-o com o Google Sheets (Planilhas Google).
Organize a 1ª Linha: A primeira linha da sua planilha deve conter apenas os cabeçalhos das colunas, que devem ser idênticos às tags no seu template (Ex: NOME COMPLETO, EMAIL).
A. Instale o Autocrat
Com sua Planilha Google aberta, vá em Extensões > Complementos > Instalar complementos.
Busque por Autocrat, clique em Instalar e aceite as permissões.
Solução para Erro 400 (Instalação): Se a instalação falhar, feche todas as janelas do navegador. Abra uma Janela Anônima, faça login apenas na sua conta Google e tente instalar novamente.
B. Configure a Tarefa
Na sua Planilha Google, vá em Extensões > Autocrat > Open e clique em New Job.
Etapa 1: Name your merge job
Dê um nome para a sua tarefa (Ex: Envio Certificados [Nome do Curso]).
Clique em Next.
Etapa 2: Choose template
Clique em From Drive e selecione o arquivo do Google Apresentações (Slides) que você criou.
Clique em Next.
Etapa 3: Map source data to template (Mapeamento)
Atenção: Verifique o campo Merge tab para garantir que a aba da planilha com os dados está selecionada.
Mapeie cada tag listada (<<...>>) para a coluna exata da sua Planilha no menu suspenso em maps to column.
Clique em Next.
Etapa 4: File settings
File Name: Use uma tag para o nome do arquivo (Ex: Certificado - <<NOME COMPLETO>>).
Type: Altere para PDF.
Output as: Mantenha Multiple output mode.
Clique em Next.
Etapa 5: Choose destination folder
Selecione a pasta do Google Drive onde os PDFs gerados serão salvos.
Clique em Next.
Etapas 6 e 7:
Pule as duas etapas (Dynamic folder e Merge condition) clicando em Next duas vezes.
Etapa 8: Share doc & send emails (Envio de E-mail)
Share doc? Mantenha Yes.
To: Use a tag da sua coluna de e-mail (Ex: <<EMAIL>>).
Subject: Defina o assunto do e-mail.
Body: Escreva o corpo da mensagem, usando tags para a saudação (Ex: Prezado(a) <<NOME COMPLETO>>, Segue em anexo...).
Clique em Next.
Etapa 9: Add/remove job triggers
Mantenha as duas opções (form trigger e time trigger) como No para um envio em lote único.
Clique em SAVE (Salvar).
Disparo: Após salvar, você verá sua tarefa na lista. Clique no Ícone de Play (Triângulo) para iniciar a mesclagem, a geração de PDFs e o envio por e-mail.
SOLUÇÃO DE ERRO CRÍTICO (Falha no Envio de E-mails): Se o Autocrat falhar no envio de e-mails, o problema é uma perda de permissão com seu Gmail. A solução é:
Reabra o Autocrat.
Clique no Ícone de Lápis (Editar) na tarefa.
Passe por todas as 10 etapas clicando em Next (sem mudar nada).
Clique em SAVE novamente. Se o Google pedir para dar permissão, aceite.
Clique no Ícone de Play mais uma vez para tentar o envio novamente.