A Informática nasceu da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, em geral de cálculo e gerenciamento.
Uma das definições mais comumente aceitas hoje em dia é: Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. O termo foi criado na França em 1962, e provém da contração das palavras: Information Automatique (Informação Automática).
A Informática sustenta-se sobre três pilares básicos:
O elemento físico (hardware);
O elemento lógico (software);
O elemento humano (usuário)
Então o que vem a ser um computador? É um sistema constituído por HARDWARE, SOFTWARE e USUÁRIO.
Como o hardware é a parte física do computador, então as placas eletrônicas, o teclado, o mouse, o monitor são exemplos de constituintes do hardware. O software, por outro lado, se refere às instruções (ou programas) que dizem ao hardware o que fazer.
Um computador atual é desenvolvido com a tecnologia da Eletrônica Digital, que utiliza os dígitos 0 (zero) e 1(um) para estabelecer os estados DESLIGADO e LIGADO da parte eletrônica do hardware. Esses dígitos são denominados de bit’s. Assim, temos o bit 0 (zero) e o bit 1(um). Portanto, um computador só entende de zeros e uns.
Como um computador só entende de bits, o homem criou a representação dos principais símbolos que ele usa para sua comunicação no dia-a-dia através da combinação de 8 bits. O homem denominou essa combinação de 8 bits de BYTE. Assim, 1 BYTE = 1 LETRA ou 1 CARACTERE ou SÍMBOLO. Dessa forma, cada letra, dígito ou símbolo conhecido pelo homem é representado no computador através de 1 Byte ou 8 bits. Como o computador utiliza dezenas, centenas e até bilhões de caracteres, utiliza-se certas unidades de medida em bytes, como:
Byte B 1 B = 8 bits
KiloByte KB 1.024 bytes
MegaByte MB 1.024 KB
GigaByte GB 1.024 MB
TeraByte TB 1.024 GB
PetaByte PB 1.024 TB
ExaByte EB 1.024 PB
Zettabyte ZB 1.024 EB
Yottabyte YB 1.024 ZB
Curiosidades: alguns defeitos em computador
Ferramentas usadas nas atividades do Word