No mundo da fotografia digital, os padrões de cor determinam como as cores serão combinadas em um arquivo de imagem. Os padrões ou modos de cores, como também são chamados, determinam a qualidade, detalhes de cor e também o tamanho do arquivo. É importante ter uma compreensão desses padrões, porque eles têm um grande impacto sobre a cor de suas fotografias, tanto na tela quanto na impressão.
Padrão RGB - RGB é a sigla de Red, Green e Blue (Vermelha, Verde e Azul) e refere-se às três cores primárias que podem sempre ser misturadas em diferentes variações para produzir cores diferentes.
Quando você captura uma fotografia em sua câmera, ela irá compor sua foto usando o padrão RGB. Monitores de computadores também funcionam em RGB, por isso a transição das imagens de uma câmera para um monitor é tranquila, pois mantém o padrão para as cores. RGB é o padrão do mercado para telas de dispositivos móveis, TVs e monitores de computador. Ela funciona de maneira semelhante à percepção visual humana: depende da luz para exibir as cores. É um espectro de cores aditivo, uma vez que depende de adicionar quantidades diferentes das três cores para fazer cores diferentes. No espectro RGB, existem 256 níveis de brilho que produzem 16.777.216 (256x256x256) possibilidades de cor.
Padrão CMYK - CMYK é um padrão de cores subtrativo, que utiliza os pigmentos ciano, magenta, amarelo e preto como filtros para produzir cores diferentes. É a sigla para Cyan, Magenta, Yellow e Preto (representado aqui pela letra K de "Key", uma vez que essa cor será a chave para que as cores vistas no monitor possam ser representadas na Impressão).
Portanto, uma imagem exibida em um monitor de computador pode não corresponder a uma impressão, a menos que o espectro RGB seja convertido em CMYK. Embora muitas impressoras façam essa conversão de RGB para CMYK automaticamente, o processo ainda não é perfeito. Como RGB não necessita de um canal dedicado a cor preta, o CMYK necessita desse canal extra (o que irá resultar em imagens um pouco mais pesadas também).
NÃO ESQUECER: Padrão RGB é para exibição em telas e CMYK é para impressão em impressoras domésticas e profissionais.
Tons de Cinza - O padrão Tons de Cinza utiliza tons diferentes de cinza para compor uma imagem. Em uma imagem em Tons de Cinza podem existir até 256 tons diferentes de cinza. Cada pixel possui um valor de brilho que varia de (preto) a 255 (branco). Em imagens de 16 bits e 32 bits, o número de sombras em uma imagem é muito maior do que em imagens de 8 bits. Os valores podem ser medidos como porcentagens de cobertura de tinta preta (0% é igual a branco e 100% é igual a preto).